Todos sabemos o quanto é difícil receber o diagnóstico de um câncer, não importa qual a nossa idade, nossa crença ou o tipo de câncer: a palavra câncer sempre nos assusta! Não falar sobre o assunto geralmente traz angústia tanto para o paciente, que muitas vezes sofre sozinho porque não quer trazer sofrimento aos que o cercam, quanto para seus familiares e amigos que acreditam que ao não falar sobre o assunto estão protegendo o paciente. Felizmente isto vem mudando.
Temos visto com cada vez mais frequência pessoas famosas assim como completos desconhecidos, compartilharem informações sobre seu diagnóstico, tratamento; mas principalmente, de seus sentimentos durante todo o processo. São histórias de vida que nos emocionam e que muitas vezes levantam questões como: e se fosse comigo? Como posso evitar que isto aconteça comigo? Por que o meu tratamento é diferente? Falar sobre câncer nos ajuda a entender como podemos evitá-lo, como vamos resolvê-lo ou como vamos conviver com ele da melhor forma possível.
Ao receber o diagnóstico de câncer a pergunta que você deve se fazer é: como resolver o problema? Ficar triste ou com raiva, não aceitar que o problema existe é normal e faz parte do processo, mas não resolve a questão. Então, vamos começar logo o tratamento e seguir adiante com nossas vidas!