Câncer de bexiga é uma neoplasia maligna que se desenvolve no órgão localizado na parte inferior do abdome que armazena a urina. O tipo histológico mais prevalente é o carcinoma de células transicionais. Esses tumores podem ser restritos à camada superficial da mucosa (tumores não invasivos) ou comprometerem as camadas mais profundas do órgão (invasão muscular e serosa) onde têm acesso ao sistema vascular e linfático, disseminando-se pelo organismo.

O principal sinal do câncer de bexiga é o sangramento na urina. Este sinal pode ser acompanhado por outros sintomas como: urgência para urinar, sensação de queimação durante a micção, dor lombar, dor pélvica e incontinência urinária. Estes sintomas podem ser confundidos com outras doenças do trato urinário (p. ex. infecção urinária grave), mas devem ser avaliados por um médico para descartar ou confirmar a presença da doença.

Fatores de risco

O tabagismo é de longe o maior risco para o desenvolvimento de câncer de bexiga, estando presente em mais de 90% dos pacientes. Pacientes podem desenvolver câncer de bexiga mesmo após a interrupção do tabaco por mais de 10 anos. Pacientes ex-tabagistas devem realizar exames de urina periodicamente (citologia oncótica urinária) e consultar um urologista em caso de sangramento pela urina.

Diagnóstico

Em geral, o diagnóstico é realizado pelo urologista, que investiga a queixa de sangramento, realizando um exame sob anestesia chamado cistoscopia. Neste exame, o médico introduz uma câmera flexível através da uretra e visualizando a área suspeita, remove um fragmento que é então analisado por microscópico, revelando o diagnóstico. Menos frequentemente o diagnóstico é feito pela presença de doença metastática (pulmões ou ossos).

O tratamento para o câncer de bexiga varia conforme o estágio da doença. Nos casos de doença superficial, a remoção da lesão realizada pelo urologista é seguida de tratamento tópico (terapia intravesical), que diminui de maneira significativa a chance de progressão para doença invasora. Nos casos de doença avançada, podemos utilizar terapias pré-operatórias, como quimioterapia ou a combinação com radioterapia.

Conclusão

O câncer de bexiga é uma doença maligna que pode ser considerada silenciosa, já que os seus sintomas iniciais são comuns a outras doenças que afetam o trato urinário. Por isso, é importante que a população fique atenta às alterações na urina, que podem indicar a presença da doença. A exposição ao tabaco é o maior fator de risco. Além de fumantes, ex-tabagistas devem realizar exames periódicos com o intuito de detecção precoce desta doença, melhorando as taxas de cura, com tratamentos menos agressivos.