Rua Mário Amaral,172 - 10 andar Paraíso - São Paulo - SP CEP 04.002-020 . Tel: (11) 3051-7062 / 3051-7077

Câncer de próstata

Orientação aos familiares Quando um membro da família descobre que tem câncer

São Paulo – Oncologia Clínica é uma clínica de referência e tradição no tratamento de câncer em São Paulo.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é um tumor maligno que afeta a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga, na frente do reto e que envolve a uretra. Ele surge quando uma célula da próstata se transforma e começa a crescer de forma descontrolada. Geralmente é uma doença de crescimento lento, mas nem todos os tumores da próstata são iguais ou se comportam da mesma forma. O tipo mais comum é o Adenocarcinoma. Ele pode afetar homens adultos de todas as idades, mas é considerado raro antes dos 40 anos. Sua incidência aumenta a partir dos 50 anos de idade, sendo que a maioria dos casos é diagnosticada em homens com mais de 65 anos de idade. 

Sintomas

Os sintomas mais comuns de câncer de próstata incluem dor ou dificuldade para urinar, jato urinário fraco, aumento da frequência urinária principalmente à noite, dificuldade para esvaziar totalmente a bexiga, sangramento na urina ou no sêmen, dor à ejaculação e; eventualmente, dor lombar ou na região da bexiga ou do quadril. Esses sintomas podem ser leves ou intensos, dependendo do estágio da doença. Entretanto é importante saber que em muitos casos o paciente não apresenta sintomas, por isto a realização de exames de rotina é muito importante. 

Fatores de risco

Enquanto a causa exata do câncer de próstata permanece desconhecida, o principal fator de risco é a idade. À medida que o homem envelhece, maiores são as chances de desenvolver a doença. Além da idade, outros fatores de risco que podem contribuir para o surgimento da doença são obesidade, tabagismo, fatores genéticos e histórico familiar de câncer.

Diagnóstico

O câncer de próstata é diagnosticado através da biópsia da próstata. Os exames de rotina mais utilizados para rastrear este tipo de câncer são a dosagem no sangue do PSA e o exame de toque retal realizado pelo urologista; que são exames simples, fáceis de realizar e de baixo custo. Entretanto, as melhores práticas atuais utilizam a ressonância magnética de alta qualidade da próstata em associação com o PSA (1). Em pacientes com histórico familiar de câncer de próstata é recomendável iniciar os exames de rastreamento antes dos 50 anos de idade. É importante saber que em cerca de 15% dos casos de câncer de próstata, o exame de PSA pode estar normal, por isto você deve realizar consultas médicas de rotina para determinar a necessidade ou não de realizar outros exames.

Tratamento

Existem diferentes tratamentos para o câncer de próstata que podem incluir acompanhamento clínico, cirurgia, radioterapia, bloqueio hormonal, quimioterapia, imunoterapia e terapia com radioisótopos.

Prevenção

O câncer de próstata é primariamente uma doença ligada ao envelhecimento. Entretanto, cultivar hábitos saudáveis podem reduzir o risco da doença ou mesmo retardar o seu aparecimento. Isto inclui adotar uma dieta saudável, com menor teor de gordura e maior quantidade de frutas e vegetais; evitar a obesidade, se exercitar regularmente, manter um nível adequado de vitamina D, parar de fumar e beber menos.

Conclusão

O câncer de próstata é uma doença frequente à medida que os homens envelhecem e que pode ser detectada precocemente e tratada com sucesso. Procure o urologista para realizar seus exames regularmente e, se você for diagnosticado com câncer de próstata, fale conosco. A São Paulo Oncologia Clínica poderá lhe oferecer todas as informações necessárias para que você realize o melhor tratamento para o seu caso.

(1)C.M. Moore, L.E. King, J. Withington et al., Best Current Practice and Research Priorities in Active Surveillance for Prostate Cancer—A Report of a Movember International Consensus Meeting, Eur Urol Oncol (2023), https://doi.org/10.1016/j.euo.2023.01.003

Neoplasia maligna do tubo digestivo

Neoplasia do Estômago

Tumores de pele malignos

Câncer de Mama

Neoplasias Urológicas

Câncer de Pulmão

Neoplasia do Intestino Grosso

Neoplasia do Esôfago

Sarcomas ósseos e muscular

Câncer de próstata

Câncer de bexiga

Câncer de rim