Rua Mário Amaral,172 - 10 andar Paraíso - São Paulo - SP CEP 04.002-020 . Tel: (11) 3051-7062 / 3051-7077

Neoplasia do Esôfago

Orientação aos familiares Quando um membro da família descobre que tem câncer

São Paulo – Oncologia Clínica é uma clínica de referência e tradição no tratamento de câncer em São Paulo.

Neoplasia do Esôfago

A neoplasia do esôfago é um câncer que se desenvolve na camada mais externa do esôfago, também conhecida como epitélio esofágico, e se espalha para outras áreas do esôfago ao longo do tempo. O câncer do esôfago é tipicamente identificado em homens mais velhos. É relativamente raro em jovens e crianças.

Definição

A neoplasia do esôfago é um câncer que se desenvolve na camada mais externa do esôfago (epitélio esofágico) e se espalha para outras áreas do esôfago ao longo do tempo. O esôfago é um tubo muscular no interior do corpo que transporta alimentos e líquidos do nariz até o estômago.

Causas

Existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de neoplasia do esôfago. Estes fatores incluem consumo de tabaco, consumo excessivo de álcool, exposição a produtos químicos, infecções, dieta rica em gorduras saturadas, obesidade, problemas digestivos, refluxo gastroesofágico, história familiar de câncer e doenças do sistema imunológico.

Sintomas

Os principais sintomas da neoplasia do esôfago incluem dor na garganta, dificuldade em engolir, sensação de formigamento nas mãos e nos pés, perda de peso, fadiga, vômitos e sangramento. Alguns dos sintomas podem levar a outras complicações, incluindo anemia e problemas respiratórios.

Tratamento

O tratamento da neoplasia do esôfago varia dependendo da extensão do câncer. O tratamento mais comum é a cirurgia, que pode incluir remoção parcial ou total do esôfago. Além disso, outras terapias também podem ser utilizadas, como a radioterapia, a quimioterapia, a terapia hormonal, a terapia biológica e a terapia de imunização.

Prevenção

A melhor forma de prevenção da neoplasia do esôfago é evitar os fatores de risco conhecidos. Estes incluem parar de fumar, evitar o consumo excessivo de álcool, ter uma dieta saudável e nutritiva, evitar o uso de produtos químicos tóxicos, evitar a obesidade, praticar exercícios regulares, manter o peso saudável, controlar os níveis de refluxo gastroesofágico e manter um sistema imunológico saudável.

Por fim, é importante destacar que o câncer do esôfago é um problema sério que pode ter sérias complicações. Se você suspeitar que pode estar sofrendo desta doença, é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível. A SP Oncologia Clínica, localizada em São Paulo, possui mais de 30 anos de atuação na área de tratamento de câncer, sendo uma excelente opção para quem procura assistência médica para neoplasias do esôfago.

Neoplasia maligna do tubo digestivo

Neoplasia do Estômago

Tumores de pele malignos

Câncer de Mama

Neoplasias Urológicas

Câncer de Pulmão

Neoplasia do Intestino Grosso

Neoplasia do Esôfago

Sarcomas ósseos e muscular

Câncer de próstata

Câncer de bexiga

Câncer de rim