O câncer de estômago ocorre quando células anormais se acumulam, formando um tumor maligno. O crescimento anormal destas células pode atingir a parede do estômago, bem como outros órgãos próximos, como os linfonodos e o fígado.
Os sintomas mais comuns são dor e desconforto no abdômen, perda de peso, náusea, vômitos, anemia e problemas digestivos. A gravidade destes sintomas vai depender do tamanho e da localização do tumor.
O diagnóstico da neoplasia do estômago é feito através da biópsia por endoscopia digestiva alta. Exames de sangue e de imagem auxiliam a determinar o estágio clínico da doença e propor a melhor forma de tratamento, que pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia-alvo, dependendo do tamanho, localização e extensão do tumor.
A principal medida de prevenção é não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool. Alimentação saudável rica em frutas e legumes, redução da ingestão de carne vermelha e de embutidos contribuem para diminuir os riscos deste tipo de câncer. É importante manter um peso saudável e realizar exames de rotina para detectar precocemente possíveis anormalidades, aumentando as chances de cura.
. A clínica tem quase 30 anos de atuação no tratamento do câncer, oferecendo tanto suporte ao paciente e à sua família, quanto tratamentos apropriados para cada caso.
O câncer de estômago pode afetar profundamente o paciente e sua família. É por isso que é fundamental buscar tratamento adequado. A São Paulo Oncologia Clínica se dedica a oferecer o atendimento e os tratamentos necessários para garantir o melhor resultado possível para o paciente.