Imunoterapia: Um Avanço no Tratamento do Câncer de Mama
Por São Paulo Oncologia Clínica
Uma pesquisa inovadora conduzida pelo Centro de Câncer da Universidade de Nova York está trazendo esperança para mulheres que enfrentam o câncer de mama triplo negativo, um subtipo particularmente agressivo dessa doença. O estudo, publicado na respeitada revista científica The New England Journal of Medicine, revela que a Imunoterapia pode aumentar significativamente a expectativa de vida das pacientes com esse tipo de câncer.
Desafios do Câncer de Mama Triplo Negativo
O câncer de mama triplo negativo é mais comum em mulheres jovens, representando 15% de todos os casos de câncer de mama em todo o mundo. No entanto, sua taxa de mortalidade é notavelmente alta, variando de 30% a 40%. Uma das razões para isso é a falta dos três biomarcadores-chave – receptor de estrógeno, receptor de progesterona e proteína HER-2. Essa ausência torna o tratamento mais desafiador.
Resultados Promissores da Pesquisa sobre o tratamento para o Câncer de Mama
A pesquisa envolveu 902 pacientes com câncer de mama triplo negativo metastático, ou seja, que se espalhou para outras partes do corpo. Normalmente, nesses casos, a maioria das pacientes sobrevive apenas 18 meses. Durante o estudo, metade das mulheres recebeu apenas quimioterapia, enquanto a outra metade recebeu quimioterapia e Imunoterapia. Os resultados foram notáveis: as participantes que receberam ambos os tratamentos tiveram uma média de sobrevida de 21,3 meses, em comparação com 17,6 meses para aquelas que receberam apenas quimioterapia.
Esperança para o Futuro
Os pesquisadores agora aguardam a aprovação da FDA (Food and Drug Administration) para utilizar a Imunoterapia como parte do tratamento do câncer de mama. Isso representa um passo importante no combate a esse subtipo agressivo da doença, oferecendo às pacientes uma chance maior de sobrevivência e uma perspectiva mais otimista para o futuro.
A São Paulo Oncologia Clínica continua a acompanhar de perto os avanços na pesquisa do câncer e está comprometida em fornecer tratamentos inovadores e eficazes para seus pacientes, se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com nossa equipe.
Lembre-se de que um médico especialista é a melhor fonte de orientação para a o tratamento de câncer.
Fonte: Minha Vida