Mas então… o que é câncer?!

Mas então… o que é câncer?!

O câncer ou neoplasia maligna surge a partir de uma ou várias mutações genéticas que na maioria dos casos, ocorrem ao acaso; mas que podem ser desencadeadas por hábitos como fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso, se expor ao sol sem proteção, consumir determinados alimentos com frequência, se expor a algumas infecções virais que poderiam ser evitadas, se expor a determinados produtos no ambiente de trabalho. Em algumas situações, o fator desencadeante é a nossa própria genética, quando herdamos ou nascemos com mutações que predispõem ao surgimento do câncer. Essas mutações genéticas acabam conferindo às células neoplásicas a capacidade de se multiplicarem indefinidamente e de forma desordenada (formando os chamados tumores) assim como a capacidade de invadir e se disseminarem pelo corpo (tumores malignos), caso não sejam diagnosticadas e tratadas precocemente.

O que a Medicina sabe até o momento é que existem vários mecanismos envolvidos no surgimento do câncer assim como na capacidade que ele possui de resistir a determinados tratamentos. Felizmente, com o aumento do nosso conhecimento sobre a doença, novos tratamentos surgem a cada ano, aumentando tanto as taxas de cura quanto de controle da doença. Por isto, a participação em pesquisas é tão importante.

Mas então... o que é câncer!