Novembro Azul – Mês mundial de combate ao câncer de próstata

Novembro Azul – Mês mundial de combate ao câncer de próstata

Novembro Azul: O mês mundial de combate ao câncer de próstata

Novembro é o mês oficial de cuidados com o homem. Ele ficou marcado porque em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’,  com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que infelizmente é o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

A campanha cresceu e, nos dias de hoje, a maioria dos órgãos públicos também faz questão de divulgar tudo que pode em prol da saúde masculina. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer,  foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil. Isso representa, em média, 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela. Quanto mais informação divulgarmos, mais vida podemos ajudar.

A ideia da campanha Novembro Azul é mostrar para a população masculina como cuidar do seu corpo é importante. O movimento quer conscientizar sobre qualquer ação que pode melhorar sua saúde, como a prática de exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada, não fumar e, é claro, fazer o exame da próstata periodicamente.Indicamos consultas anuais com seus médicos para entender quais exames devem ser feitos.

Todo cuidado é pouco para combater o câncer de próstata

Pela falta de exames recorrentes, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estágios mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem altos índices de cura.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque.Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoces.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade

Medidas preventivas, segundo o INCA

• Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e menos gordura, principalmente as de origem animal;
  • Prática de exercícios físicos regulares
  • Exames de saúde recorrentes

Precisa de mais alguma informação? Fale com nossa equipe.