Muitas das neoplasias malignas podem ser prevenidas e muitas podem ser detectadas precocemente. Embora tenha uma incidência muito baixa em não fumantes (<1% dos casos), o risco de câncer de pulmão seria praticamente zerado sem o tabagismo. Quando não há prevenção possível o diagnóstico precoce aumenta de modo muito significativo as chances de cura. Nas mulheres, por exemplo, a realização do Teste de Papanicolau consegue diagnosticar precocemente o câncer de colo uterino, oferecendo cura para estas pacientes. Outro exemplo é o melanoma maligno, uma forma agressiva de câncer de pele, que apresenta taxas de cura de cerca de 97% na fase inicial e expectativa de vida abaixo de 20% em cinco anos quando atinge camadas profundas ou os gânglios linfáticos.
Sendo assim, podemos observar algumas alterações em nosso corpo que podem ser o indício de alguma forma de câncer. Apresentar um ou mais dos sinais ou sintomas que descreveremos abaixo não significa obrigatoriamente que você tem câncer, mas se estes sintomas persistirem por muito tempo ou piorarem, você deve consultar um médico para descobrir o que está acontecendo.
- Perda de peso inexplicada
Embora existam muitas causas metabólicas para perda de peso (p. ex. Diabetes) a perda de peso sem causa aparente e de modo progressivo precisa ser investigada. Uma perda de peso acima de 10 quilos (sem relação com dieta ou atividade física) para um adulto pode ser o primeiro sinal para alguma neoplasia como pâncreas, estômago, esôfago ou pulmão.
- Febre
A maior causa de febre em nosso organismo é um processo infeccioso. No entanto, se após antibioticoterapia devidamente orientada pelo médico, a febre persistir devemos descartar alguma neoplasia. Muitos tumores que afetam nosso sistema imunológico (leucemias e linfomas por exemplo) podem causar febre persistente especialmente no final do dia.
- Mudança do hábito intestinal
É o sintoma mais frequente de câncer colorretal. Tanto a diarréia inexplicada que persiste alternando-se com ritmo intestinal normal, assim como a obstipação intestinal (intestino preso) podem refletir o crescimento de algum tumor. Nestes casos o gastroenterologista precisa ser consultado e um exame complementar (colonoscopia) pode ser indicado.
- Sangramento urinário.
A presença de sangramento macroscópico (aquele que podemos enxergar na urina) deve sempre ser investigado. Pode representar a presença de algum tumor nas vias urinárias (rim, ureter, bexiga e uretra) ou mesmo câncer de próstata no homem.
- Feridas que não cicatrizam
O câncer de pele (exceto o melanoma) em geral apresenta-se como uma ferida que cresce progressivamente e não se fecha espontaneamente. Elas não precisam estar em áreas exposta ao sol para serem suspeitas, especialmente nas pessoas de pele mais clara. Na cavidade oral (gengiva, bochechas e língua) feridas que não cicatrizam podem representar fases iniciais de neoplasia e devem ser investigadas especialmente em fumantes e nos consumidores de álcool. Na região genital, uma vez descartadas as causas infecciosas, a presença de feridas no pênis e na vulva precisam ser avaliadas e eventualmente uma amostra de tecido deve ser obtido para análise.
- Lesões pigmentadas que se modificam
Uma das formas mais agressivas de neoplasia é chamada de melanoma maligno e inicia-se geralmente em lesões pigmentadas da pele (pintas). Estas “pintas” podem apresentar crescimento irregular (perdendo os limites das bordas), eventualmente rápido, podendo estar associado a sangramento no local. No caso destas modificações um dermatologista precisa ser consultado.
- Sangramento inexplicado
A presença de sangramento sem trauma anterior necessita de investigação. Por exemplo; o sangramento genital nas mulheres que estão na menopausa, deve ser obrigatoriamente investigado por um ginecologista. Embora existam disfunções hormonais que expliquem estes sangramentos, é fundamental que seja descartada a possibilidade de câncer do útero (colo uterino ou endométrio).
A presença de sangue nas fezes pode ser um sinal de câncer de intestino e precisa ser investigado pelo proctologista. Do mesmo modo a presença de sangue no escarro, especialmente nos fumantes pode refletir a presença de câncer da via respiratória (pulmão por exemplo).
- Rouquidão persistente
Mais comum nos tabagistas, reflete alterações nas cordas vocais e pode ser o sinal inicial do câncer de laringe. Deve ser adequadamente investigada se persistir por mais de duas semanas e não desaparecer com tratamento anti-inflamatório.
- Nódulo palpável
Este é o sinal mais amplo. Nódulos palpáveis na mama podem representar câncer. Assim como um nódulo no pescoço ou virilha pode representar a presença de linfoma. No testículo, nódulos palpáveis não devem ser desprezados e um urologista precisa ser consultado.